Além de mudar hábitos a quarentena está interferindo na rotina dos pets. O número de passeios diminuiu – ou deixou de existir – e as saídas são mais curtas e cheias de cuidados envolvidos.
Assim como nós temos as nossas rotinas diárias de trabalho, estudo e outras atividades, nossos pets também têm as suas rotinas. E assim como nós sentimos falta, eles também sentem. Pela falta de rotina, seu pet pode desenvolver várias questões comportamentais que futuramente poderão trazer problemas para vocês.

Aqui vão algumas dicas para que os momentos em casa com seu pet sejam proveitosos:

• Crie rotinas de brincadeiras e aposte em brinquedos interativos; as atividades de enriquecimento ambiental são ótimos estímulos cognitivos para os cães. Assim você consegue trabalhar o gasto de energia físico e mental, equilibrando as energias dele. Não deixe todos os brinquedos sempre disponíveis. A intenção é que eles prendam a atenção do seu peludo, e novidades são sempre mais interessantes!
• Lembre-se que roer é um comportamento natural dos cães! Se você não oferecer alternativas seu cão vai roer pés de móveis, sapatos ou outras coisas que não são permitidas. Ofereça a ele brinquedos para que ele possa exercer seu instinto de forma correta! Existem no mercado muitos brinquedos para este fim! Mas lembre-se da dica acima: dê a ele um brinquedo por vez e recolha quando ele perder o interesse. Na próxima oportunidade ofereça outro. Assim todos serão sempre novidade.
• Mantenha a alimentação como nos dias normais; é importante manter os horários habituas das refeições, assim como as quantidades. Tente oferecer a alimentação em brinquedos recheáveis. Desde garrafa pet com furo, embalagem de ovo até brinquedos comprados prontos, como kongs, tabuleiros, tapetes interativos. Quanto mais tempo o peludo passar comendo, mais tranquilo ficará.
• Estabeleça limites e momentos em que o cão fique sozinho. Não dê colo nem carinho o tempo inteiro. É muito importante lembrar que a quarentena vai acabar, sua rotina e do seu cão voltarão ao normal e ele não terá a sua companhia todo o tempo. Pode sofrer e ate desenvolver um quadro de ansiedade de separação. Fique atento às alterações de comportamento!
• Aproveite o momento para treinar comandos com o pet. Fazer treinamentos e ensinar novos comandos é fundamental para estimular a cognição do animal e melhorar a comunicação entre vocês, estreitar os laços. Se você nunca ensinou comandos ao seu pequeno, talvez essa seja uma hora ideal.

Aproveite o tempo livre com o seu cão! Observe seus hábitos, comportamentos para entende-lo melhor! Escove seus pêlos, dentes, ofereça novos desafios, aprenda seus limites! Cada cão é único e merece ser entendido como indivíduo. Com certeza vocês sairão da quarentena mais amigos e acrescentará muito no relacionamento de vocês!

Visite o nosso instagram! Nele postamos muitas dicas e, diariamente, as atividades desenvolvidas em nossa creche, que poderão dar ainda mais ideias para as brincadeiras em casa. E caso tenha dúvidas pode entrar em contato conosco! Adoramos interagir com cães e tutores!

Amaranta Vilanova
Sócia na Top Dog centro de bem estar canino.
IG: @topdogjf

Endereço: Rua Dr João Pinheiro, 350. Jardim Glória.
Tel: (32)99109-5231

Deixe uma resposta